Dia Internacional do Doador de Sangue 2012
O Dia Internacional do Doador de Sangue é celebrado todo dia 14 de junho com diversas ações e incentivos em todo o mundo. Em 2012, o mote da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) é "Todo doador de sangue é um herói", que visa mobilização social para que a doação seja vista como um ato generoso, prazeroso, voluntário e mais frequente.
Segundo dados da OMS, todo ano são realizadas 92 milhões de doações, sendo que metade delas são feitas em países ricos. No Brasil, o número de doadores ainda preocupa muito: o percentual de brasileiros que doam varia anualmente de 1,76% a 1,78%, quando o ideal seria entre 3% e 5%, segundo a OMS.
Dez fatos sobre a doação de sangue, segundo a OMS
-
Um estoque adequado de sangue pode ser atingido apenas com a doação voluntária e frequente da população;
-
Doadores voluntários representam 100% do estoque de sangue em 62 países;
-
Cerca de 92 milhões de doações são coletadas no mundo todo ano;
-
Uma única amostra de sangue pode beneficiar diversos pacientes;
-
Transfusão de sangue salva vidas, melhora a saúde e é usada para ajudar em vários tratamentos.
Por que eu devo que doar?
-
O sangue saudável salva vidas e melhora a saúde de vários pacientes. A transfusão de sangue é necessária para:
-
Mulheres com complicações na gravidez, que podem ter hemorragia antes, durante e depois do parto;
-
Crianças com anemia grave que são causadas por má nutrição e/ou malária;
-
Pacientes com traumas graves decorrentes de acidentes;
-
Pacientes que passarão pelas mais variadas cirurgias e aqueles que tratam de câncer.
Em algumas outras condições, o sangue proveniente das doações também é muito importante, como em transfusões para pessoas que possuem talassemia, anemia falciforme e para a fabricação de produtos coagulantes para hemofílicos. Existe sempre essa preocupação em incentivar a doação de sangue porque a estocagem só pode ser feita por um curto período de tempo. Por isso, doações frequentes são tão importantes.
Quem pode doar
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, com idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório.
Mais informações e locais de doação
Para doar sangue, o doador deve se orientar bem para que o material coletado seja o mais bem aproveitado possível para quem precisa. Por isso, confira nos links abaixo mais informações e dicas acerca da doação de sangue e onde encontrar um hemocentro mais próximo.